quarta-feira, 12 de março de 2008

CIN cria tintas bactericidas com capacidade de autolimpeza




A CIN está a promover, através do seu Departamento de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o desenvolvimento de nanoprodutos de ponta no mercado das tintas e vernizes.





Segundo disse hoje à Lusa o engenheiro José Nogueira, responsável pelo Departamento de I&D da Corporação Industrial do Norte (CIN), a empresa já possui - ou tem em fase final de lançamento no mercado - tintas com actividade bactericida, outras com revestimentos capazes de eliminar maus cheiros por oxidação das substâncias que os originam e produtos que induzem um efeito de auto-limpeza de superfícies de vidro e de outros materiais.






Estas últimas tintas têm ainda a capacidade para oxidarem os NOx presentes na ar contribuindo para a redução das quantidades de ozono que se formam na baixa atmosfera, indo de encontro a um objectivo importante na política da União Europeia para um ar limpo e um melhor ambiente.








Reflexão do Aluno: Publiquei esta notícia pois embora fuja ao tema que estamos a tratar nas aulas, penso que é muito importante termos esta ideia, pois podemos tentar "salvarnos" do estado em que estamos a por o nosso planeta Terra. É de louvar estes acontecimentos e descobertas.






Fonte: Portugal Diáro

Um comentário:

Nuno Lopes disse...

esta noticia é muito importante pois consegue-se limpar vidros sem termos que poluir e poupa-se trabalho.quando dizes que esta noticia está afugir as tema bordado nas aulas discordo contigo, esta noticia está relacionada copm as biotecnologias